quinta-feira, 18 de abril de 2013
sexta-feira, 22 de março de 2013
Dia do Pai
Fizemos uma prendinha para oferecer aos nossos pais, neste dia especial.
Aproveitamos as caixinhas do leite que bebemos diariamente para fazer uma botinha. Cortamos a caixinha, pintamo-la em seguida e por fim pusemos um atacador.
Ficou muito engraçada e económica.
Fizemos, também, um postal para oferecer junto com a prendinha.
Neste dia, também fomos convidados a assistir a uma palestra sobre o Dia do Pai, promovida pelo Gabinete do Aluno da nossa escola. A exposição oral foi feita pelo enfermeiro Ruben do CSPV.
Gostamos de assistir!!!
Aproveitamos para desejar uma Feliz Páscoa para todos os alunos, professores e auxiliares da nossa escola.
Turma B
Programa Oportunidade
Subprograma Oportunidade I
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Portaria N.º 9/2013 de 11 de Fevereiro
Estabelece os princípios e os procedimentos a observar na avaliação das aprendizagens e competências a desenvolver pelos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Revoga a Portaria n.º 29/2012, de 6 de março.
Alunos do 4.º ano estreiam-se nos exames em maio
A estreia dos alunos do 4.º ano nos exames nacionais de Português e
Matemática acontecerá a 7 e 10 de maio, respetivamente, às 9h30, e não em abril
como o Ministério da Educação e Ciência (MEC) chegou a equacionar. A tutela dá
assim mais um mês para que os alunos com maiores dificuldades tenham mais tempo
e possibilidade de recuperar. Mesmo assim, os alunos do último ano do 1.º ciclo
do ensino básico são os primeiros a entrar nas salas para as provas finais. O
MEC cumpre assim o objetivo de alargamento da avaliação externa a todos os
ciclos de ensino.
Este ano, as provas do 4.º ano têm uma ponderação de 25% na
classificação final. Os alunos que chumbarem têm a possibilidade de repetir os
exames a 9 e 12 de julho às 9h30. Esta segunda fase destina-se aos alunos que,
após a realização das reuniões de avaliação do terceiro período, não tenham obtido
aprovação ou tenham obtido classificação inferior ao nível 3, e para os que
tenham faltado à primeira fase por motivos excecionais, que têm de ser
devidamente comprovados nas condições a definir no regulamento dos exames de
2013. Os alunos que estiverem nesta situação, ou seja, que tenham de ir à
segunda fase, terão um período de acompanhamento extraordinário depois do final
do ano letivo. Este apoio não é obrigatório.
"Esta medida visa permitir uma segunda oportunidade àqueles alunos,
procurando consolidar os conhecimentos e capacidades nas duas áreas
estruturantes do currículo e numa fase fundamental do seu percurso escolar: a
transição entre ciclos de ensino. Em 2012/2013 esta possibilidade aplica-se aos
alunos a frequentar o 4.º ano, estendendo-se aos do 6.º em 2013/2014",
adianta o MEC em comunicado.
Os alunos internos do 4.º ano de escolaridade são automaticamente
inscritos pelos serviços de administração escolar nas provas de Português e
Matemática. Os estudantes com excesso de faltas podem inscrever-se na primeira
fase das provas, na qualidade de alunos autopropostos, até 30 de abril. O prazo
de inscrição para admissão às provas finais do 1.º ciclo, e às provas de
equivalência à frequência do 1.º ciclo, decorre de 18 de fevereiro a 1 de
março, destinando-se aos candidatos autopropostos que frequentem
estabelecimentos de ensino particular e cooperativo sem autonomia ou
paralelismo pedagógico, que estejam abrangidos pelo ensino individual e
doméstico, ou que se encontrem fora da escolaridade obrigatória e não se
encontrem a frequentar qualquer escola. No mesmo período, de 18 de fevereiro a
1 de março, estão abertas as inscrições para os alunos que frequentem o ensino
básico recorrente ou percursos curriculares alternativos e que, estando
dispensados das provas finais de ciclo, pretendem prosseguir estudos na
modalidade de ensino básico geral.
Os resultados dos exames do 4.º ano da primeira fase serão conhecidos a
12 de junho. Quem tiver uma classificação inferior a nível 3, ou tiver faltado
à primeira fase por motivos excecionais, pode inscrever-se na segunda fase
marcada para 9 e 12 de julho. As pautas desses testes são afixadas a 26 de
julho. Os resultados das reapreciações das provas finais do 1.º ciclo
realizadas na primeira fase são revelados a 5 de julho e os da segunda fase
afixados a 16 de agosto.
O calendário dos exames já está publicado em Diário da República. No 6.º
e 9.º ano de escolaridade, os alunos realizam provas apenas numa fase: a
Português a 20 de junho e a Matemática a 27 de junho. Tal como no 1.º ciclo, os
alunos internos são automaticamente inscritos. Os que frequentam Cursos de
Educação e Formação, formação de adultos, ensino vocacional, ensino recorrente,
percursos curriculares alternativos e que não tenham o Português como língua
materna têm de se inscrever de 18 de fevereiro a 1 de março. Os que tenham
excesso de faltas podem inscrever-se na qualidade de alunos autopropostos. A
segunda fase dos exames nacionais continua disponível exclusivamente para
situações excecionais
Educare, Sara R. Oliveira, 06-02-2013
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
sábado, 24 de novembro de 2012
Parque Natural da Terceira
Arranca este mês, a 2ª edição do “Parque
Aberto da Terceira”, que tem por objetivo dar a conhecer à população o Parque
Natural desta ilha. O programa contempla um conjunto de atividades de
participação gratuita, que decorrerão nos meses de novembro e dezembro.
Neste âmbito, o Parque
Natural da Terceira convida todos os terceirenses a participar.
Para inscrições e informações:
Parque Natural da Terceira
295 403 800
sábado, 3 de novembro de 2012
(Novo) Programa de Matemática do Ensino Básico
Tal como foi explicado na reunião realizada no início do ano letivo, relativa ao acompanhamento da implementação do (N)PMEB, cada docente do 1º ciclo pode solicitar uma reunião com o professor acompanhante para esclarecer/partilhar informação/material relativo a um tema/tópico específico do seu interesse individual, das caraterísticas da sua turma…
Estas sessões de consultadoria encontram-se organizadas numa calendarização que não pretende ser rígida na sua aplicação, uma vez que se tentará atender cada professor quando ele assim o necessitar. Daí que a participação em cada sessão de consultadoria requeira uma inscrição através do endereço eletrónico pmat1ebipv@hotmail.com, enviando os dados relativos ao ano de escolaridade e ao tópico que pretendem ver tratados.
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
terça-feira, 30 de outubro de 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)


