quinta-feira, 25 de abril de 2013

sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia do Pai

Fizemos uma prendinha para oferecer aos nossos pais, neste dia especial.
Aproveitamos as caixinhas do leite que bebemos diariamente para fazer uma botinha.
Cortamos a caixinha, pintamo-la em seguida e por fim pusemos um atacador.
Ficou muito engraçada e económica.
Fizemos, também, um postal para oferecer junto com a prendinha.
image image
image
Neste dia, também fomos convidados a assistir a uma palestra sobre o Dia do Pai, promovida pelo Gabinete do Aluno da nossa escola. A exposição oral foi feita pelo enfermeiro Ruben do CSPV.
Gostamos de assistir!!!

Aproveitamos para desejar uma Feliz Páscoa para todos os alunos, professores e auxiliares da nossa escola.
Turma B
Programa Oportunidade
Subprograma Oportunidade I












terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Portaria N.º 9/2013 de 11 de Fevereiro


Estabelece os princípios e os procedimentos a observar na avaliação das aprendizagens e competências a desenvolver pelos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Revoga a Portaria n.º 29/2012, de 6 de março.





Regulamento do Quadro de Mérito 2012-2013




Alunos do 4.º ano estreiam-se nos exames em maio




A estreia dos alunos do 4.º ano nos exames nacionais de Português e Matemática acontecerá a 7 e 10 de maio, respetivamente, às 9h30, e não em abril como o Ministério da Educação e Ciência (MEC) chegou a equacionar. A tutela dá assim mais um mês para que os alunos com maiores dificuldades tenham mais tempo e possibilidade de recuperar. Mesmo assim, os alunos do último ano do 1.º ciclo do ensino básico são os primeiros a entrar nas salas para as provas finais. O MEC cumpre assim o objetivo de alargamento da avaliação externa a todos os ciclos de ensino.

Este ano, as provas do 4.º ano têm uma ponderação de 25% na classificação final. Os alunos que chumbarem têm a possibilidade de repetir os exames a 9 e 12 de julho às 9h30. Esta segunda fase destina-se aos alunos que, após a realização das reuniões de avaliação do terceiro período, não tenham obtido aprovação ou tenham obtido classificação inferior ao nível 3, e para os que tenham faltado à primeira fase por motivos excecionais, que têm de ser devidamente comprovados nas condições a definir no regulamento dos exames de 2013. Os alunos que estiverem nesta situação, ou seja, que tenham de ir à segunda fase, terão um período de acompanhamento extraordinário depois do final do ano letivo. Este apoio não é obrigatório.

"Esta medida visa permitir uma segunda oportunidade àqueles alunos, procurando consolidar os conhecimentos e capacidades nas duas áreas estruturantes do currículo e numa fase fundamental do seu percurso escolar: a transição entre ciclos de ensino. Em 2012/2013 esta possibilidade aplica-se aos alunos a frequentar o 4.º ano, estendendo-se aos do 6.º em 2013/2014", adianta o MEC em comunicado.


Os alunos internos do 4.º ano de escolaridade são automaticamente inscritos pelos serviços de administração escolar nas provas de Português e Matemática. Os estudantes com excesso de faltas podem inscrever-se na primeira fase das provas, na qualidade de alunos autopropostos, até 30 de abril. O prazo de inscrição para admissão às provas finais do 1.º ciclo, e às provas de equivalência à frequência do 1.º ciclo, decorre de 18 de fevereiro a 1 de março, destinando-se aos candidatos autopropostos que frequentem estabelecimentos de ensino particular e cooperativo sem autonomia ou paralelismo pedagógico, que estejam abrangidos pelo ensino individual e doméstico, ou que se encontrem fora da escolaridade obrigatória e não se encontrem a frequentar qualquer escola. No mesmo período, de 18 de fevereiro a 1 de março, estão abertas as inscrições para os alunos que frequentem o ensino básico recorrente ou percursos curriculares alternativos e que, estando dispensados das provas finais de ciclo, pretendem prosseguir estudos na modalidade de ensino básico geral.

Os resultados dos exames do 4.º ano da primeira fase serão conhecidos a 12 de junho. Quem tiver uma classificação inferior a nível 3, ou tiver faltado à primeira fase por motivos excecionais, pode inscrever-se na segunda fase marcada para 9 e 12 de julho. As pautas desses testes são afixadas a 26 de julho. Os resultados das reapreciações das provas finais do 1.º ciclo realizadas na primeira fase são revelados a 5 de julho e os da segunda fase afixados a 16 de agosto.

O calendário dos exames já está publicado em Diário da República. No 6.º e 9.º ano de escolaridade, os alunos realizam provas apenas numa fase: a Português a 20 de junho e a Matemática a 27 de junho. Tal como no 1.º ciclo, os alunos internos são automaticamente inscritos. Os que frequentam Cursos de Educação e Formação, formação de adultos, ensino vocacional, ensino recorrente, percursos curriculares alternativos e que não tenham o Português como língua materna têm de se inscrever de 18 de fevereiro a 1 de março. Os que tenham excesso de faltas podem inscrever-se na qualidade de alunos autopropostos. A segunda fase dos exames nacionais continua disponível exclusivamente para situações excecionais 
Educare, Sara R. Oliveira, 06-02-2013